Cinema expressionismo

Published on fevereiro 2nd, 2014 | by Redação

Sesc recebe mostra de cinema expressionista em janeiro e fevereiro com entrada gratuita

Surgido no início do século passado na Alemanha, logo após a Primeira Guerra Mundial, o expressionismo é um movimento artístico e cultural, cuja estética se manifestou em todas as formas de arte e em diversos países. No cinema ele significou temas sombrios, calcados no mistério, no suspense e no drama. A mostra conta com comentários de André de Castro, pesquisador em cinema, produtor audivisual registrado pela Agência Nacional de Cinema.

Confira o que mais acontece nesta terça, 28 de janeiro

Quando? de 7/1 a 21/2, sempre às 19h, com excessão do dia 2/2, quando a sessão é às 15h.
Onde? Sesc Ribeirão – Rua Tibiriça, 50 – Centro
Quanto? Gratuito. Retirada de convites 1 hora antes de cada sessão na Bilheteria do Sesc.

Confira a agenda com sinopse e trailer das primeiras sessões:

DIR. PAUL WEENER (ALEMANHA,1920,68 MIN,P&B). 16 ANOS. O GOLEM, MITO DE UMA LENDA JUDAICA, É UM SER DE BARRO QUE GANHA VIDA QUANDO UM MAGO USA A MÁGICA DE UM ANTIGO LIVRO DA CABALA. O MONSTRO DE BARRO, INTERPRETADO PELO PRÓPRIO DIRETOR, FOI CRIADO PARA PROTEGER OS JUDEUS DOS ATAQUES ANTISSEMITAS. ESTE FILME INFLUENCIOU VÁRIOS FILMES DE HOLLYWOOD, ESPECIALMENTE FRANKESTEIN (1931).

DIR. ROBERT WIENE (ALEMANHA, 1920, 62 MIN,P&B). 16 ANOS. A OBRA É CONSIDERADA UMA DAS PRINCIPAIS REFERÊNCIAS DO CINEMA DE HORROR MUDO. NO FILME, O PERSONAGEM FRANCIS E O AMIGO ALAN VISITAM O GABINETE DO DOUTOR CALIGARI. NO LOCAL ELES CONHECEM CESARE, UM HOMEM SONÂMBULO QUE FAZ A PREVISÃO DA MORTE DE ALAN, QUE DE FATO MORRE E PASSA A AGIR COMO UM ‘MORTO-VIVO’ NO OUTRO DIA. COM A AJUDA DA POLÍCIA, FRANCIS COMEÇA A ESPIONAR O QUE O SONÂMBULO FAZ.
DIR. F.W MURNAU (ALEMANHA, 1922, 81 MIN, P&B). 16 ANOS. OBRA CHAVE DO EXPRESSIONISMO ALEMÃO, “NOSFERATU” É UM CLÁSSICO DO CINEMA DE VAMPIROS QUE DEIXA GRAVADO NA MEMÓRIA O TERRORÍFICO MAX SCHRECK, UM SER ESQUELÉTICO DE OLHAR SINISTRO, UNHAS LONGAS E ORELHAS PONTIAGUDAS. NOSFERATU É UMA LIVRE ADAPTAÇÃO DO LIVRO DE BRAM STOKER DRÁCULA.
DIR. F W MURNAU (ALEMANHA, 1924, 91MIN, P&B). 14 ANOS. A ÚLTIMA GARGALHADA É UM DOS MAIS NOTÁVEIS TRABALHOS ARTÍSTICOS DO MOVIMENTO EXPRESSIONISTA ALEMÃO. O ATOR EMIL JANNINGS INTERPRETA O PAPEL DE UM PORTEIRO, CUJA FELICIDADE SE DESFAZ QUANDO ELE É APOSENTADO DE SEU CARGO, QUE OUTRORA LHE TROUXERA ALEGRIAS E ORGULHO.
DIR.F W MURNAU (ALEMANHA, 1926, 116MIN, P&B). 16 ANOS. DIVIDIDO EM DUAS PARTES, O FILME RECRIA O PACTO DE FAUSTO COM MEFISTÓFELES E, NO SEGUNDO MOMENTO, O DRAMA DE GOETHE, A TRAGÉDIA DE GRETCHEN. SITUANDO A AÇÃO NO FINAL DA IDADE MÉDIA, MURNAU CONCEBE UMA ATMOSFERA MÍSTICA A PARTIR DOS CONTRASTES DE ILUMINAÇÃO, QUE REMETEM À PINTURA DE REMBRANDT.

A mostra continua nos seguintes dias:

4/2 . AS MÃOS DE ORLAC
7/2 . O GABINETE DAS FIGURAS DE CERA
11/2 . O HOMEM QUE RI
21/2 . METRÓPOLIS

Tags: ,


About the Author



Back to Top ↑