Baú Digital estatua

Published on dezembro 4th, 2013 | by Redação

Loja Havan pretende instalar enorme réplica da Estátua da Liberdade em Ribeirão; dê sua opinião na enquete

latuff

Charge de Latuff ironiza a construção

É impossível passar despercebida aos olhos de quem transita pela Av. Maurílio Biaggi a construção que está sendo erguida no cruzamento com a Av. Costábile Romano, ao lado do viaduto Ayrton Senna. O prédio da loja de departamento Havan impressionou pela rapidez com que foi erguido e causou polêmica desde que foi cogitada a sua construção em Ribeirão.

Após ter o projeto rejeitado por não se enquadrar no zoneamento urbano do local escolhido, a loja foi viabilizada mediante esforço da Prefeitura, que elaborou projeto de lei alterando o zoneamento do entorno do Parque Roberto Jábali (Curupira), o qual foi aprovado pela Câmara.

E a polêmica não para por aí. A empresa é uma das maiores do ramo de departamento do Brasil e possui diversas unidades pelo país com uma peculiaridade: a fachada de todas as lojas imita a Casa Branca, sede do governo americano, e é acompanhada por uma enorme réplica da Estátua da Liberdade que chega a 35 m de altura.

A loja disseminou revolta e polêmica em todas as cidades onde foi construída, o que parece ser a estratégia de marketing adotada pela empresa. Em Bauru a estátua de 35 m foi erguida logo na entrada da cidade, dando a impressão a quem chega de estar entrando num simulacro tupiniquim da terra do Tio Sam. Os bauruenses, não sem razão, protestaram contra a descaracterização da paisagem pela enorme estátua e a impressão passada de que ela é um símbolo da cidade, por estar logo na entrada. Chegaram a fazer um abaixo-assinado contra a estátua – sem sucesso.

Em Ribeirão, a Prefeitura admitiu que aprovou o projeto da loja contendo a estátua, mas não especificou o tamanho. O proprietário da loja confirmou a intenção de instalar a estátua, que custa 1 milhão de reais, segundo ele próprio. A Lei Cidade Limpa, no entanto, proíbe totens publicitários de mais de 6 m – bem abaixo dos 35 m das outras cidades. Devemos esperar mais uma alteração legislativa para atender aos interesses da empresa?

Enquanto esperamos o desenrolar da história nos resta lamentar a subserviência cultural dos brasileiros e a incoerência de reverenciar um monumento à liberdade situado no país que mais faz guerras neste mundo.

O que você acha disso? Dê sua opinião sobre a estátua na nossa enquete:

Você concorda com a instalação da estátua da liberdade em Ribeirão?

View Results

Loading ... Loading …

Tags: , ,


About the Author



Back to Top ↑