#Música doming

Published on julho 23rd, 2013 | by Redação

0

Falece Dominguinhos aos 72 anos; Veja documentários sobre o sanfoneiro

Morreu nesta terça-feira, 23 de julho, o cantor, instrumentista e compositor José Domingo de Morais, o Dominguinhos. Nascido em Pernambuco no dia 12 de fevereiro de 1941, ele começou a carreira com sete anos, mudando-se em 1954  para o Rio de Janeiro para tentar construir sua carreira.

Chegou a firmar parcerias com Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Maria Bethânia.  Com Chico Buarque escreveu “Tantas Palavras” e ”Xote da Navegação”Apesar de tantos nomes já famosos, foi com Nando Cordel que fez uma de suas canções mais famosas: “De Volta pro Aconchego”, que viria a se popularizar na voz de Elba Ramalho.

Em 2002, Dominguinhos se consagrou como vencedor do Grammy Latino, com o álbum “Chegando de Mansinho”. Quatro anos depois, levou o Prêmio Tim como Melhor Cantor Regional. Em 2010, ganhou o Prêmio Shell de Música. O último álbum do cantor, “Yamandu + Dominguinhos”foi lançado em 2008.

O sanfoneiro foi tema de ao menos dois documentários nos últimos cinco anos. O documentário “Dominguinhos canta e conta Gonzaga” é um testemunho biográfico sobre a relação entre os dois artistas. O cantor relata os primeiros encontros e rememora os conselhos dados pelo “padrinho” para torná-lo consagrado, inclusive a mudança do apelido “Neném ou Nenê” para Dominguinhos. Além deles, o diretor Felipe Briso, acompanhado pela cantora Mariana Aydar, o pianista Eduardo Nazarian e o multi-instrumentista Duani, finaliza o documentário Dominguinhos, volta e meia, cuja proposta é mostrar a universalidade do artista a partir do regionalismo.

Veja o filme completo:

Em 2008, o filme “O Milagre de Santa Luzia”, de Sérgio Roizenblit, faz uma viagem do Exu a diferentes toques da sanfona do país. O condutor da peregrinação é Dominguinhos, que compartilha histórias e músicas e faz entrevistas com representantes do instrumento, como Arlindo dos Oito Baixos, Camarão, Genaro, Renato Borghetti e Sivuca – última entrevista dada por ele, antes de falecer em 2006. Elogiado pela crítica, o documentário venceu o prêmio 41º Melhor Trilha Sonora do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Confira trecho aqui:

 

Tags:


About the Author



Back to Top ↑